Nos próximos dias, o presidente George Walker Bush vai dizer que seguiu a recomendação de seu comandante militar no Iraque, general David Petraeus e anunciar o início da retirada das tropas americanas do país invadido em março de 2003.
Até julho de 2008, 30 mil soldados americanos devem voltar para os Estados Unidos, o que reduziria o contingente para 130 mil, mesmo nível do início deste ano, antes do reforço proposto por Bush em janeiro tendo em vista principalmente controlar a violência em Bagdá.
O general Petraeus enfrentou uma feroz barragem de artilharia da oposição democrata, que hoje domina a Câmara e o Senado dos EUA. Um senador perguntou quantos bilhões de dólares e quantas vidas de americanos custará a estratégia de retirar apenas o número de soldados que foram para o Iraque este ano.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário