A rede terrorista Al Caeda anuncia que seu líder máximo, o xeque-leão Ossama ben Laden, divulgará em breve uma mensagem por vídeo. Estima-se que o vídeo seja distribuído dentro de 72 anos.
Como faltam poucos dias para o sexto aniversário do maior atentado terrorista da História, espera-se que Ben Laden faça alusão aos ataques de 11 de setembro de 2001 contra Nova Iorque e o Pentágono.
Para um analista europeu, "enquanto Ben Laden estiver mandando mensagens de vídeo, e não bombas ou aviões-bomba, melhor."
Se o vídeo for verdadeiro, servirá para provar que o líder da Al Caeda continua vivo. Há cerca de três anos, Ben Laden não aparece em vídeo.
Na opinião de Paul Cruickshank, especialista em terrorismo do Centro sobre Direito e Segurança da Faculdade de Direito da Universidade de Nova Iorque, Ben Laden quer reassumir o comando do movimento jihadista internacional e dar a sua direção à luta. Pode, por exemplo, dizer que os Estados Unidos estão sendo derrotados no Iraque.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário