A inflação no Reino Unido caiu de 1,9% para 1,8% ao ano, o que permitirá ao Comitê de Política Monetária do Banco da Inglaterra cortar a taxa básica de juros para enfrentar a crise iniciada no mercado de crédito hipotecário nos Estados Unidos.
Ontem à noite, o ministro das Finanças britânico, Alastair Darling, garantiu os depósitos no banco Northern Rock, alvo de uma corrida bancária há três dias, com milhares de clientes fazendo fila para sacar seu dinheiro antes de um possível colapso da instituição.
O Banco da Inglaterra trabalha com uma meta de inflação de 2% ao ano, definida pelo governo, pela autoridade política, que tem mandato para isso. A missão do banco é perseguir essa meta. Seu principal instrumento é a taxa básica de juros.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário