Para evitar uma corrida aos bancos, o ministro das Finanças do Reino Unido, Alastair Darling, prometeu agora à noite garantir os depósitos dos clientes do banco Northern Rock.
"As pessoas podem continuar tirando seu dinheiro do Northern Rock", declarou o ministro, cujo título oficial é Chanceler do Erário Público. "Mas, se quiserem deixar seu dinheiro no Northern Rock, ele estará salvo e seguro."
Pelo terceiro dia consecutivo, milhares de poupadores fizeram filas diante das agência do Northern Rock numa tentativa desesperada de sacar seu dinheiro, com medo de perder tudo com o colapso do banco.
Diante sinais de que a crise financeira ameaçava contaminar outras instituições, o governo britânico foi muito além do que iria normalmente. É um sinal de que temia um abalo no sistema.
As ações do Alliance & Leicester, oitavo maior banco do país, caíram 30% nos últimos dias por causa de boatos de que o banco teria recorrido às linhas de crédito especiais oferecidas pelo Banco da Inglaterra para conter a crise iniciada no mercado imobiliário de clientes de segunda linha, com problema de crédito no passado.
Os reguladores querem agora encontrar um comprador para a massa falida do Northern Rock. A declaração de hoje deixa claro que a intervenção do Banco da Inglaterra na semana passada não foi suficiente.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário