A chanceler (primeira-ministra) da Alemanha, Angela Merkel, defendeu hoje, em uma conferência internacional sobre o clima realizada em Nova Iorque, a criação de um sistema global de negociação de créditos de carbono para combater os riscos crescentes do aquecimento da Terra e evitar "mudanças dramáticas" no futuro.
"Os países industrializados precisam assumir a liderança deste processo", declarou a chanceler alemã. "Precisam adotar metas ambiciosas de redução de emissões. Precisam mostrar como pretendem atingir essas metas."
Um sistema de créditos de carbono seria baseado na cota que cada país teria o direito de emitir de gases que aumentam o efeito estufa. Para exceder sua cota, um país ou mesmo uma empresa atuando em determinado país, teria de comprar créditos que países que ficariam abaixo de sua cota.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário