Em um raro ataque duro contra o jihadismo vindo de um clérigo islamita e ex-dissidente saudita, o xeque Salman al-Odah criticou o líder da rede terrorista Al Caeda, Ossama ben Laden, pela matança de inocentes, inclusive crianças e velhos.
"Quantos inocentes, velhos e crianças foram mortos ou desterrados sob a bandeira da Al Caeda? Você ficaria feliz de se encontrar com Deus carregando o peso dessas mortes nos seus ombros?", pergunta o xeque numa "mensagem a Ben Laden" colocada no seu sítio de internet, islamtoday.
"O que ganhamos com a destruição de povos como no Iraque e no Afeganistão?", prossegue Odah. "Quem se beneficia das tentativas de tornar o Marrocos, a Argélia, a Arábia Saudita e outros países em países amedrontados onde as pessoas não se sentem seguras?"
"Quem é responsável pela superlotação das prisões com jovens, prisões que se tornaram incubadores de novas ondas de extremismo e violência?"
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário