Um dos principais aliados na nova estratégia americana de terceirizar a guerra no Iraque, foi assassinado hoje pela explosão de uma bomba quando sua comitiva ia passando.
Abdel Sattar Abu Richa, de 39 anos, presidia o Conselho de Salvação de Ambar, uma província majoritariamente sunita onde a rede terrorista Al Caeda chegou a fundar o Estado Islâmico do Iraque. O conselho reúne líderes tribais que se uniram para combater os terroristas e se aliaram aos Estados Unidos.
No início, eles lutavam contra o invasor americano. Agora, entenderam que um dia os EUA irão embora - e estão querendo ir logo. Querem se livrar d'al Caeda com a ajuda americana porque, caso contrário, o Iraque ameaça cair num estado de guerra civil permanente, como o Líbano.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário