Depois de três meses de violentos combates, o Exército do Líbano tomou neste domingo o campo de refugiados palestinos de Naher al-Bared, no Norte do país, derrotando os guerrilheiros do grupo fundamentalista Fatah al-Islam. Pelo menos 30 rebeldes foram mortos na batalha final.
Na noite passada, dezenas de jihadistas tentaram escapar do cerco imposto pelo Exército desde 20 de maio. No início da tarde, pela hora local, os soldados libaneses festejavam a vitória.
Ao todo, estima-se que 200 pessoas morreram no mais sangrento conflito interno no Líbano desde o final de guerra civil de 1975-90.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário