Mais de 16 mil soldados americanos e iraquianos participam de uma megaoperação contra a rede terrorista Al Caeda na província de Diala, no Iraque, hoje uma das principais frentes de combate no país. Os principais alvos são militantes fundamentalistas que teriam fugido da capital provincial, Bacuba.
Diala é um dos bolsões da insurgência próximos à capital do Iraque. Os estrategistas dos Estados Unidos acreditam que derrotando os rebeldes nestas áreas, que incluem a província de Ambar, reduzirão os ataques em Bagdá.
Enquanto isso, na capital, forças lideradas pelos EUA atacaram guerrilheiros ligados ao Exército Mehdi, dominado pelo aiatolá xiita rebelde Muktada al-Sader.
Mais cinco soldados dos EUA foram mortos no Iraque, elevando para 3.694 o total de soldados americanos mortos no país desde a invasão de março de 2003.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário