Dois minissubmarinos russos desceram até o leito do Oceano Ártico e plantaram uma bandeira da Rússia especialmente feita de titânio para não enferrujar, a uma profundidade de 4.261 metros, sob as geleiras do Pólo Norte, num gesto simbólico de reinvindicação sobre os recursos naturais do Ártico.
"É tão lindo lá em baixo", declarou Artur Chilingarov, líder do grupo que desceu com dois minissubs para águas profundas. "Se daqui a 100 ou mil anos alguém descer até lá, verá a bandeira da Rússia".
É um gesto mais simbólico do que prático. Agora é preciso pesquisar para descobrir se existem jazidas de gás e petróleo no Pólo Norte em quantidade suficiente para justificar o investimento necessário.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário