Colocar no primeiro-ministro do Iraque, Nuri al Maliki, a culpa pelo espetacular fracasso da interven]cão militar ordenada pelo presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, é "cinismo político, puro e simples", afirmou o mais influente jornal americano, The New York Times, no editorial 'O Problema não é o Sr. Maliki'.
Longe de defender Maliki, o NY Times considera-o produto do regime imposto pela invasão americana, que deu poder aos xiitas em detrimento dos sunitas que dominavam o país há séculos. Em vez de promover a reconciliação racional, acusa o editorial, o primeiro-ministro quer acertar contas do passado, comprometendo assim o futuro do Iraque como país independente e unido.
Veja a íntegra do editorial do New York Times.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Um comentário:
Nelson, sou seu fã!
Postar um comentário