A polícia da China deteve por mais de uma hora jornalistas estrangeiros que cobriam uma manifestação pela liberdade de imprensa na segunda-feira em Beijim. Para o jornal inglês Financial Times, é um teste para o regime comunista chinês, que terá de administrar a presença no país de 30 mil repórteres estrangeiros durante os Jogos Olímpicos de Beijim, daqui a um ano.
Ao apresentar a candidatura de Beijim para a Olimpíada de 2008, o governo da China prometeu "total liberdade para reportar" no país.
O protesto da segunda-feira, 6 de agosto, foi realizado pela organização não-governamental Repórteres Sem Fronteiras, que pediu a libertação de 100 jornalistas, dissidentes que usam a internet e ativista da liberdade de expressão. No final da entrevista coletiva, policiais chineses vestidos à paisana barraram a passagem dos correspondentes internacionais, alguns por mais de uma hora.
Confira no FT.com.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário