As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) entraram em contato com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, horas depois que este propôs uma troca de prisioneiros com o governo colombiano por razões humanitárias. O governo Chávez não confirmou a notícia, publicada no jornal venezuelano El Universal.
O porta-voz das FARC, Raúl Reyes, teria enviado a mensagem a uma pessoa próxima do dirigente venezuelano. Há possibilidade de que Chávez se encontre com o líder guerrilheiro, depois de se reunir com o presidente colombiano, Álvaro Uribe, em 31 de agosto, em Bogotá.
Anteontem, Chávez pediu tanto a Uribe quanto às FARC que "facilitem" seu trabalho de "observador", que na verdade parece mais mediador. Imediatamente, o maior grupo guerrilheiro colombiano respondeu ao comandante Chávez.
As FARC mantêm milhares de pessoas reféns, inclusive uma candidata a presidente, Ingrid Betancourt, seqüestrada há mais de quatro anos.
Leia a íntegra da notícia de El Universal e, no mesmo jornal, uma entrevista dada em Havana pelo comandante do outro grande grupo guerrilheiro da Colômbia, o Exército de Libertação Nacional (ELN), Pablo Beltrán.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Postar um comentário