Diante da suspensão de três fundos do banco francês BNP-Paribas, que provoca nova queda generalizada nas bolsas de valores do mundo inteiro, o Banco Central da Europa decidiu injetar 94,8 bilhões de euros (US$ 132 bilhões) no mercado financeiro para evitar uma crise de liquidez (falta de dinheiro das instituições financeiras para honrar seus compromissos).
O BNP-Paribas congelou três fundos que no final do mês passado tinham 2 bilhões de euros (US$ 2,76 bilhões) e desde então teriam perdido 20% desse dinheiro por sua exposição ao mercado de crédito hipotecário para clientes de segunda linha nos Estados Unidos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário