Os historiadores concordam quanto aos fatos mas discordam das interpretações do presidente George Walker Bush no discurso para veteranos de guerra em Kansas City, Missouri, na quarta-feira, sobre as conseqüências da retirada americana e suas analogias com a situação atual no Iraque, diz hoje o jornal The New York Times.
"Sem dúvida é verdade que o fracasso americano no Vietnã levou a conseqüências catastróficas na região, especialmente no Camboja", admite o historiador David C. Hendrickson, especialista em política externa dos Estados Unidos no Colorado College, em Colorado Springs.
"Mas há outras questões que devem ser pesadas", analisa Hendrickson. "O Khmer Vermelho não teria chegado ao poder sem a Guerra do Vietnã - essa força sinistra surgiu das circunstâncias da guerra, foi num sentido profundo criada pela guerra. O mesmo está acontecendo hoje no Oriente Médio. A ocupação do Iraque criou muito mais terroristas do que deteve."
Leia a reportagem do New York Times.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário