A Polícia Internacional emitiu hoje uma ordem de prisão internacional contra o empresário venezuelano-americano Guido Alejandro Antonini Wilson, que tentou desembarcar num aeroporto de Buenos Aires com uma maleta com US$ 790 mil não-declarados às autoridades aduaneiras da Argentina. Ele mora em Miami e viajava em companhia de diretores das empresas estatais de petróleo venezuelana (PdVSA) e argentina (Enarsa), em avião fretado pela Enarsa.
O escândalo abalou a candidatura da senadora e primeira-dama Cristina Fernández de Kirchner à Casa Rosada na eleição presidencial de 28 de outubro. Para fugir da acusação, o governo Kirchner alegou que o dinheiro seria destinado a grupos chavistas e não ao pagamento de propinas nem à candidatura de Cristina.
Por causa do escândalo chamado de Maletagate, que se soma à descoberta de outra grande quantia em dólares no banheiro privativo da ministra da Economia, Felisa Miceli, que foi obrigada a pedir demissão, e ao pagamento de propinas em licitações de obras públicas, o kircherismo está na defesa a apenas dois meses da eleição.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário