Numa visita histórica, o primeiro-ministro Ehud Olmert tornou-se o primeiro chefe de governo de Israel a ir a uma cidade palestina desde o início da Segunda Intifada, em setembro de 2000. Sob forte proteção, ele se encontrou em Jericó com o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, para discutir a criação de um Estado palestino independente.
O encontro faz parte de uma série programada para preparar uma conferência internacional sobre a paz no Oriente Médio a ser realizada em novembro nos Estados Unidos.
As principais questões que impedem um acordo de paz entre israelenses e palestinos são as fronteiras do futuro Estado palestino, a divisão de Jerusalém, a remoção das colônias israelenses implantadas nos territórios árabes ocupados e o direito de retorno dos palestinos refugiados desde a criação do Estado de Israel, em 1948.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário