A explosão de um caminhão-tanque carregado de explosivos num posto de gasolina do Oeste de Bagdá matou pelo menos 50 pessoas e deixou outras 60 feridas nesta quarta-feira.
Outros três carros-bomba explodiram hoje na capital do Iraque.
Mais cedo, no distrito de Karrada, um carro-bomba matou pelo menos 15 pessoas e deixou outras 20 feridas numa rua movimentada. A explosão aconteceu perto de uma sorveteria e de lojas de produtos eletroeletrônico numa área de comércio movimentada. Karrada era um dos bairros mais tranqüilos de Bagdá. Nos últimos dias, foi alvo de uma série de atentados.
No distrito de Dora, outro carro-bomba matou três pessoas num mercado de rua de uma área predominantemente cristã freqüentada por muçulmanos.
Outro carro bomba matou uma pessoas no bairro de Harthia, no Oeste da capital.
Também nesta quarta-feira, o principal bloco político sunita, a Frente Acordo Iraquiano, anunciou sua retirada do governo do primeiro-ministro Nuri al-Maliki, alegando que ele não cumpriu suas exigências para proteger a comunidade sunita da violência sectária.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário