quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Bolsa de Nova Iorque cai 387 pontos

O Índice Dow Jones, da Bolsa de Nova Iorque, fechou hoje em queda de 387 pontos (-2,83%) e no nível mais baixo do dia, 13.270,68 pontos, num sinal de que os investidores não acreditaram numa recuperação.

Foi a segunda pior sessão do ano. Das 30 empresas que compõem o principal índice da bolsa de Wall Street, só a General Motors teve alta. As maiores quedas foram de ações de bancos.

A queda começou na Europa, onde o banco BNP-Paribas, o maior da França, suspendeu as operações de três de seus fundos de investimentos, que tinham 2 bilhões de euros no final do mês passado e perderam 20% desse valor desde então.

Em resposta, o Banco Central da Europa injetou 95 bilhões de euros para dar maior liquidez ao mercado. O Federal Reserve Board, o banco central dos Estados Unidos, injetou US$ 25 bilhões. Essa intervenção dos dois principais bancos centrais do mundo preocupou os investidores, que suspeitam que haja algo pior no ar.

A Bolsa de São Paulo caiu 3,28%. Mas o Banco Central do Brasil não aumentou a liquidez, numa indicação de que não vê ameaças à economia brasileira.

Nenhum comentário: