Algumas regiões de Faixa de Gaza estão sofrendo falta de energia elétrica desde domingo porque a União Européia congelou fundos usados para financiar o combustível da única usina de eletricidade do território palestino, dominado pelo Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), considerado um grupo terrorista pelos Estados Unidos, por Israel e pela Europa.
Desde que o Hamas assumiu o controle desta pequena faixa de areia junto ao Mar Mediterrâneo, os 1,1 milhões de habitantes, na maior concentração populacional do planeta, vivem ainda mais miseravelmente, o que só será agravado pela crise energética, complicando ainda mais a retomada do processo de paz entre israelenses e palestinos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário