Os Estados Unidos e seus aliados afegãos bombardearam por terra e ar pelo segundo dia consecutivo, nesta quinta-feira, as montanhas de Tora Bora, no Afeganistão, perto da fronteira do Paquistão, onde se acredita que Ossama ben Laden e a cúpula da rede terrorista Al Caeda se refugiaram quando os americanos invadiram o Afeganistão e derrubaram o regime dos Talebã, em 2001, depois dos atentados de 11 de setembro.
A região de Tora Bora é cheia de cavernas e túneis construídos pelos guerrilheiros muçulmanos, os mujahedin, durante a ocupação soviética do Afeganistão (1979-89).
"É uma operação conjunta realizada por forças dos EUA e do Afeganistão, divididas entre aéreas e terrestre", declarou a capitã Vanessa Bowman, porta-voz americana no Afeganistão. Äs forças americanas e afegãs engajaram-se em combate contra al Caeda e outros grupos extremistas no Leste do Afeganistão, na região de Tora Bora."
O Paquistão, de onde sai grande parte do apoio aos Talebã e a al Caeda, mobilizou um "número limitado" de soldados do Exército para patrulhar a região tribal de Kurram, do seu lado da cordilheira de Tora Bora.
Pelo menos 50 militantes e 30 civis teriam sido mortos, segundo autoridades e as rádios e jornais locais.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário