Os Estados Unidos "subestimaram" a desconfiança histórica entre árabes sunitas e árabes xiitas no Iraque e sua incapacidade de chegar a um acordo sobre um projeto nacional e medidas de reconciliação, admitiu nesta quinta-feira o secretário da Defesa americano, Robert Gates, no fim de uma viagem ao Oriente Médio. Gates considerou "desencorajadora" a decisão do principal bloco parlamentar sunita de retirar o apoio ao governo do primeiro-ministro Nuri al-Maliki.
Nesta quinta-feira, um terrorista suicida jogou um carro-bomba contra uma fila de candidatos a trabalhar na polícia, no Norte de Bagdá, matando 13 pessoas. Ao todo, mais de 70 pessoas foram mortas por bombas na capital iraquiana.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário