Os presidentes da Coréia do Norte, Kim Jong Il, e da Coréia do Sul, Roh Moo Hyun vão se encontrar entre os dias 28 e 30 deste mês em Pionguiangue, a capital norte-coreana.
Será a segunda reunião de cúpula entre os países, que até hoje não assinaram um tratado de paz para acabar com a Guerra da Coréia (1950-53), a primeira desde que o regime comunista norte-coreano fez um teste nuclear, em 9 de outubro do ano passado.
É a retomada da política de reaproximação da cada vez mais próspera Coréia do Sul da introvertida Coréia do Norte, uma das últimas e certamente a mais autêntica das ditaduras stalinistas sobreviventes.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário