segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Trump trai curdos e autoriza invasão da Turquia ao Nordeste da Síria

Em uma traição aos curdos que fizeram o trabalho pesado na operação terrestre da guerra contra o Estado Islâmico do Iraque e do Levante, o presidente Donald Trump retira as tropas dos Estados Unidos e autoriza a Turquia a invadir o Nordeste da Síria.

Trump deu mais um passo atrás hoje, no recuo estratégico dos Estados Unidos, a superpotência em declínio diante da ascensão da China. Abandonou as Forças Democráticas Sírias, uma milícia árabe-curda de maioria curda responsável pela operação terrestre na guerra contra o grupo terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante.

Em agosto de 2014, depois da tomada de Mossul, no Iraque, da proclamação de um califado, do genocídio do povo yazidi e da degola de reféns americanos, o presidente Barack Obama declarou guerra ao Estado Islâmico, mas os Estados Unidos e aliados se limitaram a fazer bombardeios aéreos. 

O trabalho sujo e pesado de combater os terroristas suicidas em terra coube às Forças Democráticas Sírias. Em março deste ano, a milícia árabe-curda reconquistou os últimos territórios ainda em poder do Estado Islâmico. 

Apesar do colapso do califado, se estima que a organização terrorista ainda tenha 30 a 40 mil milicianos espalhados pelo mundo. A maioria vive clandestinamente no Iraque e na Síria. 

A retirada americana dá uma nova chance de sobrevivência ao império do terror que o líder Abu Baker al-Baghdadi tentou criar. O Estado Islâmico deve aproveitar o confronto entre o Exército da Turquia e as Forças Democráticas Sírias para se reagrupar e, diante de tamanha traição, ao abandonar a milícia árabe-curda, os Estados Unidos terão dificuldades para fazer alianças. Meu comentário:

Nenhum comentário: