quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Turquia invade Nordeste da Síria para atacar curdos

Com o aval do presidente Donald Trump, a Turquia invadiu hoje o Nordeste da Síria para atacar os curdos abandonados pelos Estados Unidos e criar uma zona para mandar de volta milhões de refugiados sírios.

Esta é a crônica de uma invasão anunciada. Com ataques aéreos e bombardeios de artilharia pesada, a Turquia iniciou hoje uma invasão ao Nordeste da Síria, à área antes ocupada pelo califado do Estado Islâmico do Iraque e do Levante. 

Os objetivos são atacar as Forças Democráticas Sírias, uma milícia árabe-curda financiada, armada e treinada pelos Estados Unidos, responsável pela operação terrestre na guerra contra o Estado Islâmico e criar uma zona de segurança junto à fronteira. Seria um enclave para assentar 3 milhões 666 mil refugiados da guerra civil da Síria. 

Ao fazer isso, a Turquia pretende mudar a composição étnica da região aumentando a população árabe para reduzir a influência curda.

No domingo à noite, depois de uma conversa telefônica com o ditador turco, Recep Tayyip Erdogan, Trump anunciou a retirada das forças americanas que protegiam a fronteira, avalizando assim a invasão turca, apesar do protesto de generais, assessores e até mesmo de líderes republicanos no Senado. 

Diante da reação negativa, o presidente americano ameaçou destruir totalmente a economia da Turquia, se houver excessos na invasão, sem definir que excessos seriam esses.

Hoje, o presidente americano tentou se eximir de responsabilidade com a seguinte declaração: “Os Estados Unidos não endossam este ataque e deixaram claro à Turquia que esta operação é uma má ideia.” Esqueceu deliberadamente que ditadores só entendem a linguagem da força bruta. Meu comentário:

Nenhum comentário: