domingo, 27 de outubro de 2019

EUA anunciam a morte do líder do Estado Islâmico

O líder supremo da organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante, Abu Baker al-Baghdadi, o Califa Ibrahim de um califado que ele proclamou em 29 de junho de 2014, foi morto aos 48 anos durante a noite de ontem, na Síria, numa operação especial de um comando de elite das Forças Armadas dos Estados Unidos, anunciou neste domingo o presidente Donald Trump.

De acordo com a versão americana, quando as tropas de elite dos EUA chegaram em helicópteros, Al-Baghdadi teria tentado fugir, mas entrou num túnel sem saída. Cercado, detonou explosivos que trazia junto ao corpo matando também três crianças que o acompanhavam, afirmou Trump.

No seu momento de maior expansão, em 2014, o Estado Islâmico controlava uma área do tamanho do Reino Unido onde viviam 10 milhões de pessoas. Ao proclamar a fundação do califado, Al-Baghdadi se outorgou uma jurisdição universal, não só sobre todos os muçulmanos, como sobre toda a humanidade, a ser convertida à sua versão do islamismo.

Em 5 de agosto de 2014, diante do genocídio do povo yazidi no Iraque e da degola de reféns americanos, o presidente Barack Obama declarou guerra ao grupo terrorista e iniciou uma guerra área com aliados como o Reino Unido e a França.

Os agentes de inteligência encontraram o veterano jihadista e ex-acadêmico, radicalizado ainda mais numa prisão americana no Iraque na província de Idlibe, no Noroeste da Síria, uma área próxima à fronteira da Turquia.

As informações decisivas para localizá-lo seriam de um dissidente do Estado Islâmico que se aliou às Forças Democráticas Sírias (FDS), a milícia árabe-curda que fez a operação terrestre para a aliança liderada pelos EUA na guerra contra o Estado Islâmico e foi traída por Trump. Esta fase de coleta de informações com a colaboração dos curdos durou cinco meses.

O Estado Islâmico é resultado da revolta sunita depois da queda de Saddam Hussein na invasão americana ao Iraque de 2003, que permitiu em 2004 a infiltração no país da rede terrorista Al Caeda, liderada por Ossama ben Laden. Em 2006. Al Caeda no Iraque virou Estado Islâmico do Iraque,

Com a guerra civil na Síria, o Estado Islâmico do Iraque se transformou em 8 de abril de 2013 no Estado Islâmico do Iraque e do Levante. Al Baghdadi rejeitou as ordens do sucessor de Ben Laden, o médico egícpio Ayman al-Zawahiri, de lutar num país só. Rompeu com Al Caeda.

Depois de tomar o Nordeste da Síria, a grande vitória militar dos jihadistas foi a tomada de Mossul, no Iraque, em 10 de junho de 2014, depois de horas de combate, com a deserção dos soldados do Exército do Iraque, que abandonaram equipamentos militares americanos.

A morte de Al-Baghdadi não significa o fim do Estado Islâmico, assim como Al Caeda sobreviveu à morte do xeique Ossama ben Laden. Suas ideias políticas estão infiltradas nos movimentos extremistas muçulmanos do Oriente Médio.

Nenhum comentário: