terça-feira, 15 de outubro de 2019

FMI alerta para desaceleração da economia global

O Fundo Monetário Internacional adverte: o crescimento mundial neste ano será o menor desde a Grande Recessão, a crise internacional de 2008 e 2009, e atribui a desaceleração às guerras comerciais do presidente Donald Trump e há outros riscos políticos que minam a confiança de empresários, investidores e consumidores.

A nova diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, prevê crescimento menor em 90% do mundo. Ela disse que a economia global está em desaceleração sincronizada. A Brooking Institution, um centro de pesquisas dos Estados Unidos, fala em estagnação sincronizada.

Os tarifaços de Trump e as respostas da China, na base do olho por olho dente por dente, minaram a confiança de empresários, investidores e consumidores, deixando o comércio internacional praticamente estagnado, pressionando os bancos centrais a baixar as taxas de juros para ancorar o crescimento. 

Na sua Perspectiva EconômicaMundial, divulgada duas vezes por ano, o FMI pede hoje o fim urgente das hostilidades para restaurar a confiança na economia global. Meu comentário:

Nenhum comentário: