terça-feira, 22 de outubro de 2019

Parlamento Britânico aprova Brexit em primeira votação mas adia saída da UE

A Câmara dos Comuns do Parlamento Britânico aprovou hoje, em primeira votação, o acordo negociado pelo primeiro-ministro Boris Johnson para retirar o Reino Unido da União Europeia, mas rejeitou a saída em 31 de outubro, que exigiria uma segunda votação até 25 de outubro.

Em mais um dia dramático no Palácio de Westminster, por 329 a 299 votos, os deputados aprovaram pela primeira vez um acordo para o divórcio da União Europeia. Por coincidência, o resultado de 52% a 48% foi o mesmo do plebiscito que aprovou a Brexit em 23 de junho de 2016.

Dezenove deputados da oposição trabalhista aprovaram a proposta. Foram decisivos para a vitória do primeiro-ministro conservador Boris Johnson. 

Mas a Câmara dos Comuns rejeitou a tentativa de Johnson de aprovar em três dias a legislação necessária para uma saída no Dia das Bruxas, obrigando o governo a pedir uma extensão de três meses aos sócios europeus. A maioria dos deputados britânicos entende que o acordo de 110 páginas exige mais tempo para ser examinado. Meu comentário:

Nenhum comentário: