sexta-feira, 11 de outubro de 2019

China e Rússia cooperam no desenvolvimento de sistema de defesa antimísseis

A rivalidade crescente com os Estados Unidos fortalece a cooperação militar e o alinhamento entre a China e a Rússia. O mundo precisa de novos acordos de desarmamento e controle de armas.

Para conter os EUA na Ásia e na Europa, as duas grandes potências autoritárias e antidemocráticas devem ampliar as manobras militares conjuntas nos próximos meses. Já cooperam em questões de segurança interna como a criação de uma Internet fechada e censurada e a repressão às manifestações de protesto em Moscou e Hong Kong.

Em 3 de outubro, o ditador Vladimir Putin revelou que a Rússia está colaborando com a China para criar um sistema de defesa antimísseis com alerta antecipada. A colaboração em projetos desta importância estratégica mostra o elevado grau de cooperação.

Os sistemas de alerta antecipada são formados por estações de radar de longo alcance e constelações de satélites. Têm um papel central nas estratégicas de dissuasão nuclear ao advertir para um ataque logo depois que os mísseis inimigos são disparados, dando tempo para preparar uma resposta e atacar o míssil inimigo antes que seja tarde demais. 

Até hoje, só os Estados Unidos e a Rússia conseguiram criar grandes redes de proteção deste tipo, que são extremamente caras. Meu comentário:

Nenhum comentário: