quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Assassinato de jornalista desmascarou príncipe-herdeiro saudita

O assassinato brutal do jornalista Jamal Khashoggi, há exatamente um ano, mostrou a verdadeira face do príncipe-herdeiro e homem-forte da ditadura da Arábia Saudita, Mohamed ben Salman.

Em 2 de outubro de 2018, Jamal Khashoggi entrou no consulado saudita em Istambul, na Turquia. Precisava de um documento para se casar. A noiva ficou esperando do lado de fora. Ele nunca mais saiu. Foi detido, torturado, esquartejado e morto.

A primeira versão saudita foi que Khashoggi havia saído normalmente. Depois, que havia sido morto numa briga dentro do consulado. Logo, apareceu uma gravação atribuída à espionagem da Turquia que desmascarou a farsa, revelando detalhes da tortura e da brutal execução. Khashoggi teve os dados da mão amputados antes de morrer num festival de barbáries.

A responsabilidade pelo crime foi atribuída ao príncipe herdeiro. Afinal, o esquadrão da morte era formado por seus seguranças e chegou a Istambul em dois aviões usados pela equipe de MbS, como o príncipe também é conhecido. Ditador implacável, é impossível que não soubesse de nada. Meu comentário:

Nenhum comentário: