terça-feira, 1 de outubro de 2019

China festeja 70 anos da revolução com armas de superpotência

A República Popular da China comemorou hoje os 70 anos da vitória da revolução comunista apresentando novas armas. Em discurso, o ditador Xi Jinping advertiu que "nenhuma força será capaz de impedir o avanço da China e do povo chinês", enquanto milhares de pessoas protestavam em Hong Kong, uma região administrativa especial, pedindo democracia e liberdade. Um estudante foi baleado no peito.


A Revolução Chinesa e a ascensão do país nas últimas décadas foram fenômenos definidores do mundo no século 20. De potência dominante na Ásia, onde era conhecida como Império do Centro, e uma das fábricas do mundo até o início do século 19, a China se tornou dependente do Ocidente depois de ser derrotada pelo Império Britânico nas Guerras do Ópio. 

A derrota para o Japão na Guerra Sino-Japonesa de 1894 e 1895 acabou com a ordem sinocêntrica no Leste da Ásia e apressou o fim do império chinês, em 1911. Dominado por senhores da guerra, a China se tornou um dos países mais pobres do mundo, com renda média por habitante de apenas cem dólares por ano. 

Neste ambiente de decadência, o Partido Comunista da China foi fundado em julho de 1921 e travou uma longa guerra civil contra os nacionalistas do Kuomintang. Em 1931, o Exército Imperial do Japão invadiu a região da Mandchúria e, em 1937, o resto do Leste da China, onde ficam as principais cidades do país, no início da Segunda Guerra Mundial na Ásia. 

Quando a guerra contra o Japão acabou, em 1945, recomeçou a guerra civil. Em 1º de outubro de 1949, o líder Mao Tsé-tung proclamou a fundação da República Popular da China. Meu comentário:

Nenhum comentário: