segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Petróleo, Brexit, guerra comercial, OMC e Argentina marcam fim de ano

A ameaça ao suprimento de petróleo do Oriente Médio, a tentativa do primeiro-ministro Boris Johnson de tirar o Reino Unido da União Europeia de qualquer maneira, a guerra comercial entre os Estados Unidos e China, a ameaça de paralisação da Organização Mundial do Comércio (OMC) e a provável volta do peronismo ao poder na Argentina serão temas importantes da agenda internacional no 4º trimestre de 2019, prevê a empresa de consultoria e análise estratégica americana Stratfor.


Alvo de uma verdadeira guerra econômica do presidente Donald Trump, o Irã está desafiando os Estados Unidos e a Arábia Saudita. A República Islâmica foi responsabilizada pelos Estados Unidos, a França e o Reino Unido pelos bombardeios de 14 de setembro contra instalações petrolíferas sauditas. Foi a maior das provocações, depois de vários ataques a navios petroleiros no Oriente Médio desde maio. 

Esse ataque acabou com a possibilidade de um encontro dos presidentes Donald Trump e Hassan Rouhani durante a reunião anual da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, na semana passada. Também mostrou a vulnerabilidade do setor de petróleo da Arábia Saudita, limitando as possibilidades de uma resposta militar. 

A Europa e a Ásia devem continuar tentando mediar um acordo entre Estados Unidos e Irã, que exige um alívio imediato das sanções econômicas do governo. Mas o risco de um novo choque de queda na oferta internacional do petróleo, com uma consequente disparada nos preços, não pode ser afastado. Meu comentário:

Nenhum comentário: