segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Ataque a petróleo saudita aumenta risco de guerra no Oriente Médio

Um ataque de drones a instalações petrolíferas da Arábia Saudita inflama o Oriente Médio. Os Estados Unidos acusam o Irã. E a República Islâmica afasta qualquer possibilidade de um encontro entre os presidentes Donald Trump e Hassan Rouhani na próxima semana, durante a reunião anual da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. 

Quando Estados Unidos e Irã pareciam próximos da retomada do diálogo, um ataque com pelo menos dez drones atingiu a maior refinaria de petróleo do mundo e um campo de petróleo no Oeste da Arábia Saudita. O país é o segundo maior produtor mundial e o maior exportador mundial de petróleo. 

A produção da companhia estatal de petróleo saudita, a Aramco, caiu de 9 milhões e 800 mil barris por dia para 4 milhões e 100 mil barris por dia. Inicialmente, o governo saudita falou em restaurar um terço da capacidade perdida até hoje e toda até o fim da semana, mas admite que os danos foram maiores do que na avaliação inicial. Os especialistas estimam que serão necessárias semanas e talvez meses para retomar a produção anterior.

Os preços internacionais do petróleo subiram 10 por cento na abertura dos negócios de hoje para 71 dólares por barril do tipo Brent, o maior aumento em quase 30 anos. Depois, caíram para cerca de 65 dólares. Ainda estão abaixo dos 80 dólares do ano passado. Meu comentário:

Nenhum comentário: