sábado, 28 de setembro de 2019

Hutis anunciam captura de milhares de soldados

Os rebeldes hutis que lutam na guerra civil do Iêmen com o apoio do Irã afirmaram hoje ter capturado milhares de inimigos, inclusive soldados e oficiais da Arábia Saudita, que apoia o governo do presidente deposto, Abed Rabbo Mansur Hadi, noticiou a televisão árabe Al Jazira.

A ação militar foi realizada perto da fronteira com a região saudita de Najrã. Um porta-voz huti declarou à televisão pública britânica BBC que três brigadas sauditas se renderam. O governo saudita não confirmou.

Nos últimos meses, com o apoio aéreo da coalizão saudita, os soldados leais ao governo do Iêmen estão combatendo os hutis perto da fronteira com a Arábia Saudita. A ofensiva huti foi uma resposta. A nova batalha pode frustrar os esforços das Nações Unidas para reduzir as tensões e abrir caminho para um diálogo pela paz.

Os hutis, xiitas zaiditas, reivindicaram a autoria dos bombardeios que atingiram um campo de petróleo e a maior refinaria do mundo na Arábia Saudita em 14 de setembro. Seis dias depois, os rebeldes iemenitas declararam que suspenderiam os ataques à Arábia Saudita se a aliança cessar suas operações no Iêmen.

A Arábia Saudita estaria de acordo com um cessar-fogo parcial.

Nenhum comentário: