sábado, 7 de setembro de 2019

Rússia e Ucrânia trocam prisioneiros em sinal de melhora nas relações

 As ex-repúblicas soviéticas da Rússia e da Ucrânia trocaram hoje 35 prisioneiros para cada lado. Foram libertados 24 soldados da Marinha ucraniania e Volodymyr Tsemakh, que está sendo investigado pelo abate de um avião de passageiros Boeing 777 da companhia aérea Malaysia Airlines em que as 298 pessoas a bordo morreram, em 2014.

As negociações delicadas e a cerimônia de troca de presos cuidadosamente coreografada indicam um avanço nas relações bilaterais e devem marcar o fim da guerra civil fomentada pelo Kremlin no Leste da Ucrânia no início de abril de 2014, embora um acordo de paz ainda pareça distante.

Em fevereiro de 2014, depois da queda do presidente Viktor Yanukovich, aliado de Moscou, soldados russos da Frota do Mar Negro baseados na cidade ucraniana de Sebastopol ocuparam a península da Crimeia, anexada ilegalmente pela Rússia no mês seguinte.

Mais de 13 mil pessoas morreram no conflito deflagrado pelo ditador russo, Vladimir Putin, como resposta à queda de Yanukovich. O novo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, eleito em abril, colocou o fim do conflito como prioridade.

Nenhum comentário: