quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Donald Trump vira alvo de um processo de impeachment

A transcrição de um telefonema de 25 de julho entre Trump e o presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky, reforça a impressão de que o presidente dos Estados Unidos pressionou um chefe de Estado estrangeiro para investigar um adversário político, o ex-vice-presidente Joe Biden, favorito para ser o candidato do Partido Democrata na eleição presidencial de 2020.

Em 12 de agosto, um analista de informações que teve acesso ao conteúdo do telefonema advertiu o inspetor-geral de inteligência de que o presidente tomara atitudes capazes de comprometer a segurança nacional dos Estados Unidos. 

O inspetor-geral manifestou preocupação. A notícia foi divulgada primeiro pelo jornal conservador The Wall Street Journal, porta-voz do centro financeiro de Nova York. A primeira dúvida era qual seria o país.

É a Ucrânia. Depois de segurar uma ajuda militar de 391 milhões de dólares e uma ajuda econômica de 250 milhões de dólares, Trump pediu ao presidente Zelensky que investigasse Hunter Biden, que foi diretor de uma empresa ucraniana de gás quando o pai era vice-presidente no governo Barack Obama. 

Trump avisou Zelensky que o ministro da Justiça e procurador-geral dos Estados Unidos, William Barr, e o ex-prefeito de Nova York Rudy Giuliani, advogado particular de Trump, iriam entrar em contato para ajudar na investigação. Iam procurar lama para sujar o nome de Biden na campanha. Meu comentário:

Nenhum comentário: