terça-feira, 10 de setembro de 2019

Queda de Bolton sinaliza política externa mais moderada nos EUA

A queda do advogado linha-dura John Bolton do cargo de conselheiro de segurança nacional da Casa Branca sinaliza uma mudança na política externa dos Estados Unidos para uma orientação mais pragmática, com mais diplomacia e menos ameaças de uso da força. 

O próprio presidente Donald Trump admitiu que várias precisou conter Bolton, que já defendeu bombardeios contra o Irã e a Coreia do Norte para evitar que estes países tenham armas nucleares e uma intervenção militar para derrubar o regime chavista na Venezuela. 

“Eu discordava fortemente de muitas sugestões dele, assim como outras pessoas da administração e, por isso, pedi a John que renunciasse ao cargo”, escreveu o presidente no Twitter.

Com a saída do terceiro assessor de segurança nacional, o governo Trump pode ter uma política mais flexível em relação a estes países e nas negociações de paz com a milícia dos Talebã no Afeganistão.

Afinal, Trump precisa evitar novas guerras de sucessos em política externa para apresentar ao eleitorado na campanha da reeleição em 2020. Meu comentário:

Nenhum comentário: