terça-feira, 10 de setembro de 2019

Coreia do Norte faz décimo teste de mísseis do ano

A ditadura comunista da Coreia do Norte disparou hoje dois foguetes teleguiados em direção ao Mar do Japão. Os mísseis chegaram a uma altitude de 50 a 60 quilômetros e a uma distância de pouco mais de 330 km, noticiou a agência sul-coreana Yonhap citando como fonte o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas da Coreia do Sul, que seria o principal alvo destes mísseis.

Como os nove testes anteriores, este parece ter ficado dentro do limite prometido ao presidente Donald Trump, que reagiria se fosse um míssil de longo alcance, capaz de atingir o território continental dos Estados Unidos.

O teste foi realizado horas depois de um anúncio do regime stalinista de Pyongyang de que está aberto a retomar o diálogo com Washington ainda neste mês. É uma demonstração de força e de que o país melhora sua defesa e aumenta o poder de barganha.

Trump e Kim se encontraram três vezes desde o ano passado e decidiram iniciar negociações para eliminar as armas nucleares e chegar a um acordo de paz que ponha fim à Guerra da Coreia (1950-53). Mas não houve avanço desde então. Estima-se que a Coreia do Norte tenha entre 20 e 60 ogivas nucleares.

Nenhum comentário: