segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Mundo esquece lições das grandes guerras do século 20

Oitenta anos depois do início da Segunda Guerra Mundial com a invasão da Polônia pela Alemanha nazista, em 1º de setembro de 1939, o mundo parece ter esquecido as lições dos grandes conflitos do século passado. 

A democracia liberal está em crise. Há uma ascensão do nacionalismo de extrema direita como não se via desde os anos 1930s. O sistema multilateral e a ordem mundial do pós-guerra estão sob ameaça. 

Os acordos de controle de armas e desarmamento estão sendo abandonados justamente no momento da transição hegemônica entre os Estados Unidos e a China.

Mais uma vez, o mundo corre o risco de cair na armadilha de Tucídides. A expressão foi criada pelo professor de relações internacionais Graham Allison, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. 

Na História da Guerra do Peloponeso, um conflito que aconteceu há quase 2 mil e 500 anos, na Grécia, Tucídides diz que “foi a ascensão de Atenas que instilou o medo em Esparta que tornou a guerra inevitável."

Quando uma grande potência em ascensão, ameaça a supremacia da potência dominante, na transição hegemônica, o resultado na maior parte das vezes é a guerra. Nos últimos 500 anos, houve 16 casos e 12 guerras. 

Não houve guerra na transição de Portugal para a Espanha, no fim do século 15, do Império Britânico para os Estados Unidos, no início do século 20, na Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética e na ascensão da Alemanha reunificada para se tornar a maior potência europeia. Meu comentário:

Um comentário:

Heloisa Savalle disse...

Parabéns pelo comentário, Nelson.
Você, como sempre, lúcido e brilhante.