segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Eleições na Áustria devem formar governo mais moderado

Com 38,3% dos votos, o Partido Popular da Áustria (ÖVP), do primeiro-ministro conservador Sebastian Kurz, venceu as eleições parlamentares de ontem. Foi o melhor resultado da centro-direita desde 2002. O neopopulismo de extrema direita sofreu forte queda.

Em segundo lugar, com 21,5%, ficou o Partido Social-Democrata da Áustria (SPÖ). O Partido da Liberdade da Áustria (FPÖ), responsável pelo escândalo de corrupção que derrubou o governo e antecipou as eleições, caiu dez pontos percentuais para 17,3%. Seu líder, Norbert Hofer, não vai participar das negociações para formar o novo governo.

Os Verdes tiveram 12,4% dos votos e podem ser convidados para formar o governo - e o liberal Neos, 7,4%.

A expectativa é que o novo governo seja conservador moderado, eurocético em relação à imigração, mas menos radical do que com a participação do FPÖ. Um país do coração da Europa Central, uma Áustria mais eurocética poderia restabelecer o controle de fronteiras, contrariando o Acordo de Schengen, que abriu as fronteiras internas da União Europeia, se negar a receber refugiados e dificultar a integração econômica da Zona do Euro.

Nenhum comentário: