segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Partido de Putin sofre grandes perdas nas eleições municipais em Moscou

O partido governista Rússia Unida deve eleger 25 dos 45 vereadores da Câmara Municipal de Moscou nas eleições realizadas ontem. Tinha 38 cadeiras. A ditadura de Vladimir Putin ganhou todas as 16 eleições para governadores regionais, mas perdeu espaço na capital da Rússia.

Apesar da vitória, a queda no número de vereadores da Rússia Unida indica que as semanas de protestos de grupos oposicionistas contra o veto a seus candidatos se refletiram nas urnas. Perdeu um terço dos vereadores, que são eleitos por voto distrital, com a cidade dividida em distritos. Cada um elege seu vereador.

Depois de cinco anos de crise e queda de renda, com uma reforma da previdência que aumentou a idade para aposentadoria, o descontentamento popular beneficiou sobretudo o Partido Comunista, que sonha com uma volta ao passado.

O porta-voz do Kremlin, Dimitri Peskov apresentou o resultado geral como vitória do governo, mesmo com o fraco desempenho em Moscou: "O partido mostrou liderança política."

Proibidos de concorrer, o advogado e blogueiro anticorrupção Alexei Naval e outros líderes da oposição indicaram candidatos que serão suas vozes na Câmara Municipal de Moscou. Eles defenderam um voto tático para derrotar os candidatos da Rússia Unida.

Nenhum comentário: