terça-feira, 17 de setembro de 2019

Ataque a petróleo saudita desmoraliza política de Trump para Oriente Médio

A forte suspeita de que o Irã está por trás dos ataques a instalações petrolíferas da Arábia Saudita coloca os Estados Unidos num dilema: responder militarmente ou não ao desafio da República Islâmica. Deputados e senadores do Partido Republicano pediram calma ao presidente Donald Trump. 

Depois de dizer que as armas dos EUA estavam carregadas e engatilhadas no domingo, Trump recuou e disse que quer negociar. 

Este recuo mostra mais uma vez que o presidente americano não quer uma guerra que atrapalhe sua reeleição no próximo ano – e o bombardeio pode ter sido um sinal de ousadia do Irã diante da postura de Trump ou uma tentativa de minar um possível encontro com o presidente iraniano, Hassan Rouhani.

Desde que os Estados Unidos intensificaram a campanha de pressão máxima para obrigar o Irã a renegociar o acordo nuclear de 2015, abandonado por Trump, a Guarda Revolucionária Iraniana fez vários ataques a navios petroleiros no Golfo Pérsico. Quando derrubou um drone americano, em junho, Trump chegou a ordenar um ataque, abortado quando os aviões estavam no ar. Meu comentário:

Nenhum comentário: