quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Agente acusa Trump de abuso de poder e Casa Branca de tentar acobertar

A reclamação enviada por um analista de informações ao inspetor-geral de Inteligência dos Estados Unidos, revelada hoje, acusou o presidente Donald Trump de abusar do poder em benefício próprio e funcionários não identificados da Casa Branca de tentar encobrir o caso, noticiou o jornal The Washington Post.

Em conversa telefônica em 25 de julho, Trump pressionou o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a investigar o filho do ex-vice-presidente Joe Biden, Hunter Biden, que foi diretor de uma companhia ucraniana de gás, e Joe Biden, favorito para ser o candidato do Partido Democrata à Presidência em 2020.

O presidente americano insinua que o então vice-presidente pressionou o governo da Ucrânia a afastar o procurador-geral do país para proteger o filho. Na verdade, o procurador-geral está impedindo o combate à corrupção.

"No exercício das minhas funções, recebi informações de vários funcionários do governo que o presidente dos EUA está usando o poder do cargo para pedir a interferência de um governo estrangeiro na eleição de 2020 nos EUA", escreveu o denunciante em 12 de agosto. Ele também disse que a Casa Branca tentou esconder a gravação.

No domingo, Trump admitiu ter falado no assunto durante o telefonema. A presidente da Câmara dos Representantes, a deputada democrata Nancy Pelosi, decidiu então abrir um inquérito para investigar possíveis crimes de responsabilidade capaz de levar a um processo de impeachment do presidente.

Neste momento, o diretor-geral interino da Inteligência Nacional, Joseph Maguire, está depondo na Comissão de Justiça da Câmara.

Nenhum comentário: