sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Jovens protestam no mundo inteiro contra o aquecimento global


Mais de 4 milhões de estudantes não foram às aulas hoje. Fizeram greve para chamar a atenção dos adultos para a falta de ação contra o aquecimento global e a mudança do clima causados pelo aumento da concentração de gases carbônicos na atmosfera em consequência da poluição industrial.

A líder do movimento, a jovem sueca Greta Thunberg, de apenas 16 anos, cruzou o Oceano Atlântico num barco que não emite carbono. Ela foi a grande estrela da manifestação que reuniu 250 mil pessoas em Nova York. Dois dias antes, prestou depoimento no Congresso dos Estados Unidos. 

Em vez de fazer uma exposição inicial, sua declaração foi o último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima, criado em 1988 pela Organização das Nações Unidas. O painel reúne centenas de cientistas de mais de 100 países.

O último relatório advertiu para o risco de um aumento da temperatura média da Terra acima de um grau centígrado e meio em relação ao início da Revolução Industrial, na segunda metade do século 18. Meu comentário:

2 comentários:

Renata Ferraz disse...

Uma das formas de instruir nossos jovens com a total falta de política pública ambiental atual é faze-los acompanhar excelentes reportagens como essa (e de outros temas) de seu blog. Faço isso com minhas filhas e comento agora com o movimento estudantil mundial pela pauta ambiental global.

Nelson Franco Jobim disse...

Muito obrigado!