terça-feira, 8 de outubro de 2019

Unidade ultrassecreta da Rússia trava guerra de Putin contra o Ocidente

Uma unidade ultrassecreta do Departamento de Inteligência Militar da Rússia (GRU) está por trás de uma série de ações terroristas para desestabilizar a Europa dentro da guerra do ditador Vladimir Putin contra o Ocidente e a democracia liberal, revela o jornal The New York Times.

Uma campanha para desestabilizar a ex-república soviética de Moldova. Envenenamento de um traficante de armas na Bulgária. Uma tentativa de golpe em Montenegro. E uma tentativa de assassinato de um ex-agente com arma química no Reino Unido. 

Todas estas operações têm a marca registrada dos serviços secretos da Rússia. Pareciam atos isolados. Mas os serviços secretos ocidentais concluíram que se trata de uma estratégia coordenada e deliberada de uma unidade de elite da inteligência militar russa especializada em subversão, sabotagem e assassinato para desestabilizar a Europa. 

A unidade 29155 está em atividade há pelo menos uma década, mas só há pouco foi descoberta por agentes secretos do Ocidente. É mais um sinal da guerra híbrida que o ditador russo, Vladimir Putin, trava contra os Estados Unidos e os aliados europeus. A guerra híbrida mistura propaganda, pirataria cibernética e desinformação, além das táticas de guerra convencional e guerra de guerrilhas. 

“Esquecemos a brutalidade intrínseca da Rússia”, comentou Peter Zwack, um ex-agente e ex-adido militar dos Estados Unidos em Moscou. Meu comentário:

Nenhum comentário: