quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Ditadura de Daniel Ortega sufoca imprensa livre na Nicarágua

Sob pressão de um ano e meio de protestos populares, o ditador Daniel Ortega Saavedra tenta calar a imprensa livre e independente, ignorando as lições de história da Nicarágua. Naquele país, o oprimido de ontem é o opressor de hoje.

Quarenta anos depois da queda do ditador Anastasio Somoza Debayle, o atual ditador, Daniel Ortega, eleito pelo voto popular, é chamado nas ruas de o novo Somoza. 

Em dezembro do ano passado, a alta comissária das Nações Unidas para direitos humanos, a ex-presidente do Chile Michelle Bachelet, denunciou o governo Ortega, exigindo “a suspensão imediata de perseguição a defensores dos direitos humanos, organizações da sociedade civil, jornalistas e empresas jornalísticas”. 

Ortega foi chefe da junta de governo depois da vitória da Revolução Sandinista, em 1979. Em 1984, foi eleito presidente em eleição boicotada pela oposição. Em 1990, perdeu para Violeta Chamorro, viúva do jornalista Pedro Joaquín Chamorro, assassinado pela ditadura somozista. 

Desde que voltou ao poder democraticamente, em 2007, Ortega se tornou cada vez mais autoritário, especialmente nos últimos dois anos.Meu comentário:

Nenhum comentário: