segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Exércitos da Turquia e da Síria estão em rota de colisão

A retirada dos Estados Unidos do Nordeste da Síria cria o risco de um conflito entre os Exércitos da Turquia e da Síria. Hoje, o presidente Donald Trump exigiu um cessar-fogo e a suspensão imediata da invasão turca. Talvez seja tarde demais.

Depois de um apelo da milícia árabe-curda Forças Democráticas Sírias, ameaçada pela invasão turca, as forças leais à ditadura de Bachar Assad avançaram para tomar o Nordeste do país, região antes ocupada pelo califado proclamado pelo Estado Islâmico.

Com a traição do presidente Donald Trump aos curdos, que fizeram o trabalho pesado na guerra contra o Estado Islâmico, os grandes beneficiários são o regime assassino de Assad e os aliados que o sustentaram durante a guerra civil na Síria: a Rússia e o Irã. Tanto Assad quanto a Rússia e o Irã são inimigos dos Estados Unidos. 

Mais do que isso, as forças americanas eram um elemento importante para a estabilidade na região e dariam a Washington uma voz mais forte na discussão sobre o futuro da Síria, agora nas mãos do ditador russo, Vladimir Putin.

Ao seguir seus próprios instintos, Trump ainda expõe os soldados americanos à ação de milícias apoiadas pela Turquia, que não têm a mesma disciplina do Exército, e volta a tocar fogo numa guerra civil próxima do fim. Meu comentário:

Nenhum comentário: