sábado, 19 de outubro de 2019

México solta filho de traficante depois de explosão de violência

Uma onda de violência na cidade de Culiacán força o governo do México a libertar um filho do traficante Joaquín El Chapo Guzmán, preso e condenado à prisão perpétua nos Estados Unidos. O caso revela que nada mudou na guerra contra as drogas no governo do esquerdista Andrés Manuel López Obrador.

As forças de segurança do México prenderam em 17 de outubro em Culiacán, capital do estado de Sinaloa, Ovidio Guzmán López, filho do fundador do Cartel de Sinaloa, Joaquín El Chapo Guzmán, condenado à prisão perpétua nos Estados Unidos.

Depois da prisão, pistoleiro do cartel iniciaram uma onda de ataques na cidade. Bloquearam ruas, tocaram fogo em veículos e atacaram soldados e policiais com armas pesadas, inclusive metralhadoras e granadas disparadas de torpedos. 

A violência se propagou por uma grande área de Culiacán. A tropa de choque do Cartel de Sinaloa atacou um conjunto habitacional dos militares e sequestrou soldados, mulheres e filhos de militares. Isto obrigou o governo a fazer uma troca de prisioneiros e a ibertar Ovidio Guzmán López em troca de parentes dos militares. Meu comentário:

Nenhum comentário: