quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Coreia do Norte testa míssil após anunciar reinício do diálogo com EUA

Horas depois de acertar o reinício das negociações de desnuclearização com os Estados Unidos, a ditadura comunista da Coreia do Norte disparou na manhã de hoje um míssil balístico de curto alcance em direção ao Mar do Japão. O diálogo será retomado no próximo fim de semana.

As negociações estão estagnadas desde o colapso de um encontro de cúpula do presidente Donald Trump com o ditador Kim Jong Un em 27 e 28 de fevereiro em Hanói, no Vietnã. Trump abandonou o encontro diante da insistência do regime stalinista de Pyongyang em um alívio pelo menos parcial das sanções internacionais impostas contra o programa nuclear do país.

O governo norte-coreano exige a retirada gradual das sanções enquanto toma medidas para desmantelar seu arsenal nuclear, enquanto os EUA cobram a elaboração de um cronograma de para entrega de 60% a 70% das armas atômicas do país dentro de seis a nove meses.

Pyongyang também quer a assinatura de um acordo de paz definitivo para acabar com a Guerra da Coreia (1950-53). Isto pode ser usado para pedir a retirada das armas nucleares americanas da Coreia do Sul, o que dificilmente seria aceito pelos EUA, tendo em vista a rivalidade crescente com a China.

No teste de hoje, o míssil foi lançado de uma plataforma submarina num sinal de que deverá ser baseado em submarinos.

Ao aceitar que a Coreia do Norte teste mísseis de curto alcance, incapazes de atingir o território continental dos EUA, e com sua declarada aversão a novas guerras que possam atrapalhar sua reeleição em 2020, Trump parece disposto a aceitar o status de potência nuclear do país.

O ex-assessor de Segurança Nacional da Casa Branca John Bolton, um notório linha-dura, criticou o presidente e declarou não acreditar que a Coreia do Norte esteja genuinamente comprometida com a desnuclearização.

Nenhum comentário: