domingo, 12 de janeiro de 2014

Acordo entre Irã e grandes potências entra em vigor dia 20

O acordo nuclear provisório entre o Irã e as cinco grandes potências do Conselho de Segurança das Nações Unidas (EUA, China, França, Reino Unido e Rússia) e a Alemanha entra em vigor no dia 20 de janeiro de 2014, anunciaram hoje a União Europeia e o Ministério do Exterior iraniano.

A partir desta data, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) vai reforçar a fiscalização do programa nuclear iraniano para garantir o cumprimento do acordo provisório. O Irã terá de limitar o teor de enriquecimento de urânio a 5%, reprocessar o urânio enriquecido a 20%, congelar as atividades nas instalações nucleares de Fordo e Natanz, e suspender a instalação de novas centrífugas - já tem 18 mil.

Em contrapartida, as grandes potências devem suspender as sanções aos setores aeronáutico e automobilístico, e desbloquear US$ 4,2 bilhões de ativos financeiros iranianos congelados no exterior.

Um acordo definitivo para evitar que o Irã faça a bomba atômica deve ser negociado dentro de um ano. A reaproximação entre Irã e EUA viabilizou as negociações. As negociações serão retomadas em fevereiro.

"Não tenho ilusões sobre a dificuldade de atingir este objetivo, mas, em nome da segurança nacional, da paz e da segurança internacional, é hora de dar uma chance à diplomacia", declarou o presidente Barack Obama.

Nenhum comentário: